segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Espelhos esféricos e suas múltiplas aplicabilidades

Bom, essa publicação tem como objetivo explicar como são usados os espelhos esféricos no nosso dia a dia. Vejamos:

-Telescópio: Os espelhos utilizados nos telescópios são constituídos de duas partes essenciais: a objetiva, e a ocular. 
Vamos entender melhor como funciona: Quando os raios luminosos provenientes do objeto que está sendo observado atingem a objetiva, eles são desviados de modo a se concentrarem num ponto, no interior do telescópio (que se chama ''o foco da objetiva''). Nesse ponto forma-se a imagem do objeto, que pode então ser vista através da ocular; esta funciona como uma lente de aumento, dando a ampliação característica do telescópio. O aumento de um telescópio, ou seja, seu poder de ampliação, é a razão entre o tamanho da imagem ampliada e o tamanho aparente do objeto. Essa razão é equivalente à relação entre a distância focal (distância entre uma lente e seu foco) da objetiva e a da ocular. Assim, um instrumento pode fornecer aumentos diferentes, bastando para isso que se troque a ocular.

-Espelho de dentista: A maioria das pessoas, assim como eu, já teve a oportunidade de ver e talvez tocar em um espelho odontológico, mas é bastante interessante começar a falar sobre ele a partir de uma ilustração:

Como podemos observar na figura acima, o espelho utilizado pelos dentistas são pequenos e côncavos, onde o objetivo é obter uma imagem virtual e ampliada. Isso acontece quando o objeto (que é o nosso dente) fica posicionado entre o foco e o vértice do espelho, originando assim a imagem virtual, que ajuda no trabalho do dentista.

-Equipamentos de vigilância: Os espelhos são demasiadamente utilizados para a vigilância e segurança do local. Podemos encontrá-los em supermercados, ônibus, lojas etc. Por ser um espelho convexo, cria uma imagem virtual onde a imagem que se vê é menor do que a dos objetos, causando uma melhor observação do ambiente. Ex:

-Fonte de produção de fogo: O espelho usado para a produção de fogo é também conhecido como Espelho de Arquimedes. Sim, Wendy, mas como esse espelho funciona? Bom, o sistema é simples, formado por vários pequenos espelhos planos quadrados que podem ser apontados de forma a convergir para um ponto, como uma lente convergente ou um espelho parabólico, também utilizado em fornos solares. Dessa forma, o fogo será produzido.

-Espelho de maquiagem: Enfim, chegamos a parte mais legal do percurso. 99,9% (ou mais) das mulheres possuem um espelho de maquiagem consigo, e o utilizam em grande escala nas atividades cotidianas. Por mais que ele seja de extrema importância e de grande utilidade para mim e para as demais, nunca parei pra pensar como seria o funcionamento do mesmo. Pesquisei, pesquisei, pesquisei, e eis aqui a resposta: Quando o rosto (objeto) fica posicionado entre o foco e o vértice do espelho (que por sinal é côncavo), gera uma imagem virtual, direita e maior, fazendo com que a imagem fique mais nítida. Por isso, ele contribui para a melhor visualização do rosto, permitindo a melhora na utilização da maquiagem. Ex: 



-Farol de automóvel: Neste caso, o espelho utilizado é o côncavo, onde o filamento deve ser posicionado sobre o foco a fim de que os raios de luz após refletirem no espelho possam descrever uma trajetória paralela. Note como é o farol de um carro. A lâmpada emite luz para todos os lados e o fundo do farol reflete adequadamente a luz aproveitando mais eficientemente a luminosidade, o que possibilita uma melhor condução do veículo.